Objetivos de captação e de receita

A imobiliária pode estabelecer os seus objetivos mensais quanto ao número de captações e quanto a receita, para as áreas de venda e de locação. Esses objetivos são exibidos na página inicial do sistema juntamente com o potencial de compra dos clientes ativos. Dessa forma, todos podem acompanhar quais os objetivos estipulados e o qual o percentual já alcançado, para cada mês e para o ano.

Os corretores visualizam os valores configurados, porém conseguem desabilitar a exibição dos mesmos e também configurar seus próprios objetivos. No caso de o corretor configurar seus objetivos, ele passará a ver esses valores e deixará de visualizar o que foi configurado pela imobiliária.

Os objetivos podem ser configurados em 3 níveis diferentes: Empresa, Agência e Equipe. A escolha entre os níveis dependerá de como a imobiliária define os objetivos em sua gestão estratégica.

Se os objetivos são definidos de forma global, para a empresa como um todo, então o nível Empresa é o mais adequado. Essa opção significa que os objetivos de captações e de receita, para vendas e locações, serão atribuídos para a empresa e todos irão compartilhar desses objetivos.

Se o cenário é diferente, e os objetivos precisam ser específicos entre as agências ou entre as equipes, então o nível escolhido deverá corresponder essa necessidade. Quando é escolhido o nível equipe, por exemplo, significa que a imobiliária tem a necessidade de configurar o objetivo X para equipe A e o objetivo Y para equipe B. Ao final, esses objetivos serão somados para compor o objetivo da empresa.

Além do nível onde os objetivos serão configurados, a imobiliária pode optar também pela modalidade: pessoal ou geral. A modalidade pessoal deverá ser usada quando o objetivo é por corretor. Nessa opção, significa que o objetivo X, atribuído a equipe A, é o valor a ser realizado por cada corretor. O sistema então fará a multiplicação do valor X pelo número de corretores da equipe A. Já a modalidade geral deverá ser usada quando o objetivo é para o grupo. Com essa opção, significa que o objetivo X é o valor a ser realizado pela equipe A, independente do número de corretores.

Por último, a imobiliária escolherá o tipo: simples ou variável. No tipo simples é configurado um valor único para o objetivo mensal de captações e de receita. Neste formato, o objetivo anual corresponderá à esses valores multiplicados pelos 12 meses do ano. Já no tipo variável, é configurado um valor para o objetivo de captações e de receita para cada mês do ano, de forma individual. Assim, é possível contemplar variações durante o ano. O objetivo anual será corresponde ao somatório dos objetivos atribuídos aos meses.

A visualização dos objetivos de vendas estará disponível para usuários que atuam em vendas, e os de locação para os que atuam em locações. A definição das áreas de atuação será realizada no cadastro de usuário.

O percentual realizado de cada objetivo será consultado no sistema segundo a seguinte divisão:

Captações vendas: imóveis cadastrados no período com valor de venda preenchido.
Captações locação: imóveis cadastrados no período com valor de locação preenchido.
Receita em vendas: contratos cadastrados no período com tipo venda.
Receita em locação: contratos cadastrados no período com tipo locação.

Configurando os objetivos:

Para realizar a configuração dos objetivos acesse o menu Sistema e clique no item Metas e Objetivos.

Primeiramente você deve escolher o nível em que os objetivos serão configurados. Após selecionar o nível, você irá incluir os objetivos de captações e receita para vendas e locações. Quando o nível selecionado é Empresa, essa configuração estará acessível nessa mesma tela.

Para configurar clique no botão Criar Metas. Em seguida selecione para qual atuação será criado esse objetivo – Venda ou Locação. Depois, selecione a modalidade Pessoal ou Geral e depois o tipo: Simples ou Variável. Insira os valores desejados e clique em Criar para finalizar.

Quando o nível escolhido é agência, a configuração deve ser realizada acessando o menu Agências, e quando o nível é equipe, acessando o menu Equipes. A partir da configuração no menu sistema, também haverá um link para acessar diretamente as agências ou as equipes, conforme nível selecionado. Na listagem de agências ou equipes, clique para visualizar os detalhes do cadastro. Nesta tela estará disponível a opção para criar os objetivos. As opções de configuração disponíveis são as mesmas citadas acima. Você deve incluir os objetivos de venda e de locação para cada agência ou para cada equipe, até ter todos os objetivos necessários criados.

Para encerrar as configurações, no menu Sistema item Objetivos, define-se o potencial de compra dos clientes deve ser exibido na página inicial no sistema juntamente com os objetivos.