Gerenciando o negócio

Todo negócio em andamento sempre deve ter uma próxima atividade planejada. Isso nada mais é do que planejar o próximo passo. Não faz sentido ter negócios em andamento que você não sabe qual a próxima ação a ser tomada e nem quando. Além disso, manter essa prática de agendar as atividades facilitará muito o dia-a-dia, pois fica fácil saber o que tem ser feito e garante que você não se esqueça de compromissos assumidos com os leads.

No mercado imobiliário, logo após criar o negócio, também é importante registrar o perfil de imóvel que está sendo procurado. Com isso, o sistema apresentará as opções disponíveis na imobiliária que atendem aos critérios buscados pelo lead e você começa a apresentar os imóveis. Aqueles que interessarem ao lead podem ser selecionados e adicionados ao negócio.

Atividades:

Em seguida, já comece registrando as atividades realizadas e planejando a próxima ação. Isso é bem simples, basta usar a aba Atividades. Para incluir uma atividade realizada selecione o tipo, preencha o título, uma observação e clique para adicionar. Se quiser agendar, o processo inicial é o mesmo, a única diferença é que você deve clicar também em Agendar atividade para informar a data, horário e duração. Perceba que o esforço para manter essas informações registradas é pequeno, pois o processo é fácil e rápido. No entanto, você terá um histórico rico de todo o trabalho realizado e os detalhes relevantes para negociação.

No painel Atividades principais você pode acompanhar o número de atividades de cada tipo já inseridas nesse negócio. Também é exibido o percentual que aquele tipo representa do total de atividades. Isso pode te ajudar a avaliar mais rapidamente se está concentrando todos os esforços em um tipo de atividade, por exemplo. As vezes vale a pena diversificar para descobrir a abordagem mais efetiva para aquele negócio.

Visitas:

A partir daqui o objetivo é levar o lead para visitar os imóveis preferidos. As visitas também devem ser planejadas e registradas no sistema. Se a imobiliária utilizar o recurso de lembrete da visita o lead receberá um SMS 2 horas antes da visita para não esquecer do agendamento. O processo é praticamente o mesmo do agendamento de atividades, basta usar a aba Visitas. Depois de realizar a visita você deve marcá-la como realizada.

Propostas:

Se tudo deu certo e o lead encontrou o imóvel ideal é hora de fazer a proposta. Na aba Proposta, faça a inclusão selecionando o imóvel e preenchendo o valor da proposta. Então acompanhe o status dessa proposta. Caso o imóvel desejado tenha alguma outra proposta em andamento, você verá que a sua proposta terá o status Fila. Se, por ventura, essa proposta se concretizar então a sua será cancelada. Porém, se isso não ocorrer, a sua proposta será ativada. Uma vez que a proposta foi aceita, use a opção de Iniciar contratação. E quando os trâmites da contratação encerrarem utilize a opção Efetivar contratação.

Caso algo não saia como previsto, você poderá cancelar a proposta ou a contratação.

Conforme isso tudo for acontecendo vá atualizando a etapa do negócio no seu processo comercial. E quando tudo for finalizado marque o seu negócio como ganho!