Configurar um ranking

Após ter contratado a ferramenta e ajustado os quesitos está na hora de criar um ranking para acompanhar os resultados.

Será possível criar mais de um ranking na imobiliária. Assim haverá como selecionar os quesitos e definir as pontuações e categorias para o contexto das equipes que irão participar. Para criar um ranking acesse Menu > Sistema, item Rankings e a opção Lista de rankings. Em seguida, clique na opção Criar ranking.

Informações iniciais:

Primeiramente deverão ser preenchidos o título do ranking e o período de fechamento. O período de fechamento determina a duração de cada período do ranking. Quando é mensal os pontos são armazenados durante o mês, e então ocorre o encerramento e o início de um novo período. Se é bimestral o encerramento ocorre a cada dois meses, e assim por diante. Quando o ranking é criado ou ativado, a data inicial do período será sempre o início do mês atual.

Quesitos, categorias e equipes:

O segundo passo é adicionar os quesitos e a pontuação de cada um. Para os quesitos de contrato a pontuação será sobre o valor dos contratos. Por exemplo, a cada R$ 100.000 o corretor recebe 10 pontos. Nos demais quesitos a pontuação é por quantidade realizada.

Na sequência é necessário adicionar as categorias. Para cada categoria deve ser estabelecido a pontuação miníma e máxima, e opcionalmente, o percentual de comissão. Na categoria inicial deve ficar zerada a pontuação mínima e na categoria final a pontuação máxima.

Por exemplo:
Categoria Nível 1 – de 0 até 1000 pontos
Categoria Nível 2 – de 1000 até 3000 pontos
Categoria Nível 3 – Acima de 3000 pontos

Uma vez definidas as categorias, deve ser escolhida qual a categoria inicial para os corretores que estão trabalhando na imobiliária. Por exemplo, pode-se definir que os corretores iniciam o ranking com Nível 3. Dessa forma, eles trabalharão durante o próximo período buscando atingir a pontuação necessária para manter essa categoria. Também é definida a categoria inicial para os corretores que começarem a trabalhar na imobiliária quando o ranking já estiver em execução.

Quando encerrar o período, a categoria de cada corretor participante será ajustada para aquela condizente com a pontuação conquistada.

A imobiliária também poderá escolher se os corretores conseguem visualizar a pontuação dos outros colegas em cada quesito ou apenas o total.

Por último, são selecionadas as equipes participantes do ranking. Ficam disponíveis para seleção equipes ativas que não estão vinculadas à nenhum outro ranking ativo. Todos os corretores vinculados à equipe são incluídos como participantes do ranking.

Quando o processo de criação é concluído o ranking está ativo. A partir de então será possível acompanhar o desempenho dos corretores na tela inicial do sistema e no menu Ranking. Observamos que os pontos serão gerados uma vez por dia e durante a madrugada.