Estatísticas pipeline

Para fazer gestão é inevitável olhar para os números, para os resultados obtidos. Isso permite entender o seu patamar atual e com base nisso fazer projeções de melhorias e crescimento. Também possibilita que você olhe para períodos anteriores e compare com o estado atual para entender a sua evolução.

O painel de estatísticas contempla alguns gráficos que trazem informações essenciais para a gestão comercial da sua empresa. Abaixo você vai entender um pouquinho sobre cada um desses gráficos. Antes disso, é importante só observar quais dados serão exibidos nos gráficos. Isso dependerá dos filtros de período, pipeline e corretores que estão selecionados. Também vale ressaltar que os corretores terão acesso apenas aos seus dados, os gerentes aos seus e de sua equipe e os administrativos os dados de toda a empresa.

Então, vamos lá, aos gráficos:

Negócios iniciados:

Como o próprio nome sugere, mostra os negócios iniciados no pipeline e período selecionados. Nesse gráfico a barra representa o valor que esses negócios somam, de acordo com o valor preenchido em cada negócio, e o ponto representa a quantidade de negócios. Além disso, tem uma visão diferenciada que é por Status. Nessa visão fica claro quantos desses negócios iniciados ainda estão em aberto, quantos foram ganhos e quantos perdidos.

Conversão de negócios iniciados no período:

Esse é o gráfico mais relevante de todos. Com ele você saberá:

  • A taxa de conversão entre as etapas
  • O percentual de ganho e perda, por etapa
  • O total de ganhos e perdidos
  • O ticket médio
  • O ciclo médio de vendas
  • A taxa de negócios ganhos

Os negócios exibidos nesse gráfico serão os negócios iniciados no período selecionado. Na primeira etapa, ao lado do nome da etapa, mostra o total de negócios que entraram no pipe nesse período. A partir disso é possível saber quantos deles permanecem na etapa, quantos foram para etapa seguinte, e quantos foram ganhos ou perdidos na etapa. E assim será possível avaliar todas as etapas do funil. Para completar, clicando sobre a etapa você poderá ver quais são esses negócios.

Atividades adicionadas:

Nesse gráfico é possível ver o total de atividades adicionadas. Lembrando que são atividades relacionadas à negócios do pipeline selecionado e incluídas no período selecionado. A quantidade de atividades é dividida por tipo, proporcionando avaliar que tipo de atividade está sendo mais ou menos explorado. Também é possível fazer um comparativo entre os corretores e verificar se a quantidade de atividades está relacionado com o desempenho em vendas.

Atividades concluídas:

Nesse gráfico é possível ver o total de atividades concluídas no período. Aqui a quantidade de atividades também é dividida por tipo.

Visitas realizadas:

O gráfico de visitas realizadas traz a quantidade de visitas feitas no período. Não são contempladas aqui as visitas que estão planejadas, mas ainda não aconteceram.

Negócios ganhos:

Esse gráfico mostra os negócios ganhos no período selecionado. Nesse caso independe quando o negócio foi iniciado, o que importa é que ele foi ganho nesse período. A barra exibida representa o valor que esses negócios somam, de acordo com o valor preenchido em cada negócio, e o ponto representa a quantidade de negócios.

Negócios perdidos:

Nesse gráficos temos os negócios perdidos no pipeline e período selecionados. Da mesma forma que no anterior, a barra representa o valor total dos negócios, de acordo com o valor preenchido em cada negócio, e o ponto representa a quantidade. Além disso, é possível ver esses negócios perdidos por Motivo. Nessa visão você fica sabendo qual está sendo o maior causador de perda de negócios. Com essa informação em mãos é buscar entender o por que disso e aplicar melhorias no processo para reduzir as perdas.